A NOSSA HISTÓRIA 

O Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho foi fundado a 5 de Janeiro de 2003 sendo a sua primeira actuação a 3 de Agosto desse mesmo ano.

Desde a sua fundação tem efetuado recolhas da cultura tradicional do Arelho e aldeias circundantes.

Nas suas recolhas constam modas de baile, cânticos de trabalho, de taberna e domésticos, orações, entre outros.

O grupo apresenta-se com trajes de trabalho, domingueiros e de feira.

Esforça-se para preservar e divulgar os instrumentos tradicionais como, gaita-de-beiços, pífaro-de-cana, gaita-de-foles, harmónio, bandolim, cavaquinho, viola, almude, pinhas e enxofrador.

O Rancho do Arelho é parte integrante do Centro Social Cultural e Recreativo Arelhense. É sócio da Associação Folclórica da Região de Leiria - Alta Estremadura e sócio da Federação do Folclore Português desde 2019.

É organizador do Serão de Música Tradicional do Arelho, do Festival Nacional de Folclore do Arelho, da Festa de Folclore "Tradições d' aldeia" e dos Cânticos do Ciclo Natalício.

Desde a sua fundação já participou em cerca de 60 festivais de folclore e encontros de tocadores de instrumentos tradicionais, colaborou com o Município de Óbidos na criação do Cancioneiro Tradicional de Óbidos, e com o Instituto Politécnico de Leiria na criação dos livros Visões Cruzadas - Um Retrato da Lagoa de Óbidos e Lagoa de Óbidos - Guia para a Interpretação do Património.

Pelos altos préstimos à cultura tradicional do concelho foi condecorado com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Óbidos.

Assim Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho garante que se esforça para dignificar a cultura tradicional do seu povo.

© Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho - Óbidos
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora